22/04/2011

9ª H.W


Halloween - P-9

O halloween é um das poucas tradições pagãs que sobreviveu a vertente cristã e ao que se deu como a “caça as bruxas”. 

Para entender melhor o significado do que comemoramos nesse dia vamos ter que voltar ao nosso passado onde nossos ancestrais mais remotos eram politeístas e tinham como base o culto ao feminino, e uma Deusa e um Deus dividiam o mesmo espaço da criação. 

Nesse tempo os deuses regiam todos os fenômenos naturais e cada elemento era representado por uma criatura. 

Não haviam demônios ou seres malígnos no universo, o mal era uma característica totalmente humana, permitida pela lei do livre arbítrio colocada para nós pela força maior da Criação, e por ser a força da criação era feminina e por tanto chamada de a Grande Mãe ou Deusa. 

Para celebrar as dádivas que nos eram oferecidas, criamos as festas que marcavam as estações do ano, que no começo eram apenas 3 para os antigos Celtas e mais tarde foram modificadas para refletir o que temos hoje em dia. 

Essas festas eram conhecidas como Sabás e nelas eram praticadas oferendas aos deuses e as entidades que regiam cada estação em que nos encontrava, regadas a bebidas e comida em fartura. 

Neste ponto nasceu a falsa idéia sobre esses festivais pois as sociedades mais primitivas chegavam a fazer sacrifícios aos deuses como forma de gratidão e muitos rituais de fertilidade incluiam relações sexuais entre os sacerdotes e sacerdotisas, mas o que se buscava realmente era a fertilidade do solo para se ter uma colheita farta e não a fertilidade humana. 

Esta prática não perdurou por muito tempo, não chegando nem perto da Idade Média onde se constituiu o mito da Bruxa Má e a caça  às mesmas. 

O chamado halloween é o último desses festivais ou sabás pois marcava o final do ano para os antigos e era conhecido como Samhain (pronuncia-se SOUEN). Como rito de um final de ano de colheitas ele representava a morte do ano anterior e o nascimento de um novo ano de colheitas também. 

A noite de Samhain é de muita alegria e festa, sendo comemorada com muito ponche, bolos e frutas e no limiar entre o dia e noite acreditasse que o véu entre os mundos naturais e espirituais se torna mais tênue, facilitando a comunicação com os mortos, mas nunca com um sentido de falar com eles e sim emanar energias e mensagens de paz e harmonia. 

Essa idéia de morte foi o que fez do chamado halloween o que ele é hoje, uma festa sobre monstros, bruxas más e coisas tenebrosas, o que é uma infelicidade pois a data marca uma morte simbólica de toda a natureza e do próprio ser humano para renascer no ano seguinte, fechando o ciclo da natureza que para nós bruxos é conhecido como a Roda do Ano. 

As abóboras eram usadas para espantar espíritos ruins que pudessem assombrar as pessoas quando o véu entre mundo se atenuava, a maçã consumida neste dia era o símbolo da vida eterna e a cidra a bebida da época. 


A História do Halloween

O Halloween é uma celebração anual muito comum em vários países. Mas que celebração é essa? E onde esse evento tão peculiar teve origem? Será um tipo de culto às coisa do mal? Ou será somente a continuidade de um rito pagão antigo? Apesar de ser um acontecimento tradicional em paises como os Estados Unidos, o Reino Unido, dentre outros, o Halloween no Brasil começou a ser comemorado somente a poucos anos e, mesmo hoje ainda está restrito às capitais e grandes cidades.

Origens do Halloween
É um dos mais antigos feriados. Este feriado como conhecemos hoje teve muitas influências de diversas culturas através dos séculos.

O Halloween é originário do Norte da Europa e foi levado para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses.
Na véspera do Ano Novo deles, ou seja no dia 31 de Outubro, eles acreditavam que o deus da morte e da escuridão chamava todas as pessoas mortas. A morte tomaria diversas formas, como o aspecto de um animal. 
Os mais cruéis tomavam a forma de um gato. Os Celtas e Druidas também se encontravam em rituais para agradecer a "estação do sol" nesta data. Eles dançavam então ao redor de fogueiras e poderiam até oferecer sacrifícios de animais.
Depois de muitos anos, os Romanos troxeram o festival cristão que é chamado de "Dia de Todos os Santos" no dia 1o de novembro e logo após "Dia dos Mortos ou Finados" no dia 2 de novembro. 
Mas o povo do Norte Europeu não esqueceu de seus festivais e continuou a celebrar o 1o de Novembro, apesar de  muitos costumes terem se misturado.  O 31 de outubro foi conhecido como ( véspera de Todos os Santos) O Halloween é celebrado hoje misturando-se todas essas influências. 

É o dia mais sagrado do calendário celta e também marca a passagem do ano. É considerado um dia fora do tempo, pois não pertence nem ao ano velho, nem ao novo – é como se o tempo parasse e os véus entre as dimensões se abrissem, portanto é considerado um dia mágico.  
Neste dia, os verdadeiros bruxos exercem um papel de ( condutor das almas, associado a Hermes) para reverenciar e se comunicar com ancestrais, e também usufruir a proximidade e sabedoria destes.


O Halloween e a Bruxaria
O Halloween não se popularizou por ser uma festa do Paganismo, enfim de Bruxaria, mas por ser um costume norte-americano.
A maioria das pessoas não sabe o que significa, e alguns bruxos criticam a comemoração do Halloween, pois lembra muito o terrível tempo da Inquisição. Outros bruxos comemoram a festa e alguns vestidos à caráter. 
Um coven (grupo de pessoas que se juntam para praticar rituais e estudar Wicca) decidiu pela comemoração da festa. Ou seja, há bruxos que são a favor da comemoração do Halloween e outros não. 

A Bruxaria é toda centrada nos ciclos da natureza e fases lunares. Enquanto os bruxos do Hemisfério Norte comemoram festas em Outubro, os do Hemisfério Sul só comemoraram estas mesmas festas em Março. Os mais importantes rituais da bruxaria são os que comemoram as mudanças de estação. Vale lembrar que existem bruxos que adaptam o calendário do Hemisfério Norte para o Sul, e aqueles que não o fazem, preferindo o calendário tradicional.

Agora que você entende melhor um pouco sobre esta tradição que sempre sofreu com as idéias erradas de pessoas que falavam sobre bruxas e nem ao menos as conheciam, esqueçam os narizes com verrugas, os voôs em vassouras e as maldades dos filmes e abram a mente para uma nova semente que nasceu no coração da nossa civilização e que é uma forma de se harmonizar e festejar a a mãe natureza: a magia!

DECIFRE O ENIGMA ?!